Semana2 Atividade3
Sexta-feira, Outubro 06, 2006
:: Semana2 Atividade3
1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuar Mill?Durkheim diz que essa definição engloba como se vê,fatoss inter diversos,que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo,sem perigo de confusão.A influência das coisas sobre os homens é diversa,já pelos processos,já resultados daquela que provén dos próprios homens,e a ação dos membros de uma mesma geração,uns,sobre os outros,difere das que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.É unicamente esta última que aqui nos interessa e ,por consequência,é para ela que convén reservar o nome de educação.
2-Quais as duas ressaltas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem?Durkheim ressalta primeiro que segundo KANT,"o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda perfeição de que ele seja capaz.Levar ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós,realizá-los tão completamente como possível,sem que uns prejudiquem os outros não dará,com efeito,o ideal supremo?
Sua segunda ressalta é ainda menos satisfatória segundo JAMES MILL;a educação teria por objeto " fazer do indivíduo um instrumento de felicidade,para si mesmo e para seus semelhantes.
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas,elas partem do postulado de que há uma educação ideal,perfeita,apropriada a todos os homens,indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir.
3-O que é preciso,de acordo com Durkheim,para definir educação?
Para definir educação,será preciso,pois,considerar os sistemas educativos que ora existem,ou tenham existido,tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.
O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
4-De acordo com Durkhein,que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal,tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história,constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana,sbre a importância respectiva de nossas diversas faculdades,sobre o direito e sobre o dever,sobre a sociedade o indivíduo,o progresso,a ciência,arte,etc...idéias essas que são a base mesma do espírito nacional;toda e qualquer educação a do rico e a do pobre,a que conduz às carreiras liberais,como a que prepara para as funções industriais,tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5-Segundo o autor,que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
a-um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; b- certos estados físicos e mentais,que o grupo social particular[casta,classe,família e profissão]considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto,e cada meio social em particular,é que determinam este ideal a ser realizado.
6-A partir da definição"A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontramainda preparados para a vida social;tem por objeto suscitar e desenvolver,na criança,certo número de estados físicos,intelectuais e morais,reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança,particularmente,se "destine" o que conclui Durkheim?
Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica de novas gerações.Em cada um de nós,já o vimos,pode-se dizer que existem dois seres.Um constituido de todos od estados membros que não se relacionam senão conoscomesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal;é o que se poderia chamar ser individual.O outro é um sistema de idéias,sentimentos e hábitos,que exprimem em nós ,não a nossa personalidade,mas o grupo ou grupos diferentesde que fazemos parte;tais são as crenças religiosas,as crenças e práticas morais,as tradições nacionais ou profissionais,as opiniões coletivas de toda a espécie.Seu conjunto forma o ser social.Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Explica fazendo a seguinte colocação:desejando melhorar a sociedade,o indivíduo deseja melhorar a si próprio.Por sua vez,a ação exercida pela sociedade,especialmente através da educação,não tem por objeto,ou por efeito,comprimir o indivíduo,amesquinhá-lo,desnaturá-lo,mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.Sem dúvida o indivuo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço.O poder do esforço constitui,precisamente,uma das características essenciais do homem.
1 Comments:
At 11:03 AM, Simone Gimenes said…
Oi Luciana,
Estava olhando a tua atividade sobre Durkheim e vi que compreendeste bem o texto. Só gostaria de ratificar a posição do autor sobre a definição de educação. Para Durkheim, a educação deve sofrer influências de gerações mais antigas sobre as mais novas, ou seja, de uma geração para outra. Fica como sugestão para as próximas leituras, tentar incluir nas abordagens dos textos alguma reflexão mais pessoal, levando em consideração a ampla experiência de vocês em sala de aula. Assim a leitura se torna mais interessante.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizá-la pelo blog, está muito bonito e organizado.
Um beijo,
Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)
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