aprendizagemdiaria

Thursday, November 30, 2006

ECSatividade9

Grupo D e G
Resumo do texto:Trabalho infantil e feminino

O texto fala sobre o trabalho infantil e feminino,e na forma abominável que eram tratadas as crianças na época da revolução das indústrias.
A degradação moral ocasionada pela exploração capitalista do trabalho das mulheres e das crianças foi descrita de maneira exaustiva por F. Engels e outros escritores,naquela época qualquer criança deveria ser um trabalhador "produtivo "a partir dos 9 anos,da mesma forma que um adulto em posse de todos os seus meios,não pode escapar da lei da natureza,segunda a qual "aquele que quer comer tem de trabalhar".
O sistema social degradava o operário até o ponto de transformá-lo em um simples instrumento de acumulação de capital e que fatalmente convertia os pais em mercadores de escravos de seus próprios filhos, o trabalhador muitas vezes era demasiadamente ignorante para compreender o verdadeiro interesse de seu filho nas condições normais do desenvolvimento humano.
O Parlamento inglês fez da " instrução elementar" condição compulsória para o emprego produtivo de menores de 14 anos em todas as indústrias sugeitas às leis fabris,mas infelizmente não era cumprida com rigor pois os fabricantes se utilizavam de "manhas" e "trapaças"para se furtarem a e la,mas em 1840 fora nomeada uma comissão parlamentar para investigar as condições de trabalho das crianças.Seu relatório,de 1842 relatava o mais terr[ivel quadro de avareza,egoísmo e crueldade por parte dos patrões e dos pais,a miséria,a degradação e a destruição,nunca vista ,das crianças e dos adolescentes,tem-se a impressão que o relatório se refere a horrores de uma época passada,mas esta realidade está até hoje em muitos cantos do nosso país e nós educadores temos a responsabilidade de trabalhar muito para que as coisas mudem cada vez mais.
O texto retrata também a condição da mulher,naquela época sua mão de obra não era valorizada,ela era explorada pelo sistema capitalista ,mas os ingleses estavam na luta pelos direitos formais das mulheres e sonhavam com a igualdade dos direitos entre ambos os sexos.

1 Comments:

  • At 9:13 AM, Blogger Simone Gimenes said…

    Oi Luciana, ficou muito bom o texto sobre a educação em Marx e Engels. Objetiva e concisa, tocaste nos pontos principais do livro, além de mostrar que não se trata de pura teorização. Tudo o que foi descrito principalmente por Engels, ainda acontece em países pobres e mesmo nos não tão pobres quanto o Brasil. parabéns.

    abraços

    Simone Gimenes - tutora

     

Post a Comment

<< Home