aprendizagemdiaria

Wednesday, November 01, 2006

Semana 4-ESC 6-Weber ll

Atividade 1-Relato sobre o conteúdo [ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE]
No fórum Durkhein-Weber-Marx aprendi muito sobre eles de uma forma mais sucinta,mais clara,mais objetiva,é bom ler o que os colegas pensam"parece"que as sua palavras a respeito de cada assunto nos facilita a compreenção,devo confessar que para mim foram leituras bem "puxadas",mas tenho certeza que com o tempo minha aprendizagem e meu conhecimento sobre esses autores tão importantes,será bem maior pois assim espero e me esforço para que seja.

Atividade 2-Duas situações vividas: [ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE]
*Ser/Estar x papéis
*Poder/Hierarquia
1º situação: Na teoria de Weber ele nos explica 3 tipos de dominação e no local onde trabalho[uma escola de Gravataí] existe como em qualquer lugar a "dominação legal",já que nossas diretoras e vice-diretoras são eleitas e nomeadas,devemos uma certa submissão e obediência às suas ordens,pois estas por sua vez também devem obedecer a ordens e regras que existem para todos e esta é uma situação que ocorre diariamente,é "normal".O tipo mais puro é a dominação burocrática.

2º situação:Nesta situação,sim,gostaria de contar uma história que aconteceu comigo a um mês atrás,até hoje não consigo acreditar que uma diretora tenha agido dessa forma,foi em uma reunião de professores e equipe diretiva,estávamos todas sentadas em círculo, a direção da escola já estava "desgostosa" com as professoras do turno da tarde,pois estávamos reclamando de uma decisão tomada somente pela equipe diretiva ,no meio da reunião a diretora pega em suas mãos um papel,o qual nos "avisava" de um passeio que iria acontecer,onde as professoras da tarde levariam duas turmas juntas para o zôo[ as crianças do turno da manhã junto com as crianças do turno da tarde],isso nos deixou "enlouquecidas".Quem nos ajudaria a cuidar das crianças? Quem seria responsável,se acontecesse alguma coisa?
Bom a diretora pegou o papel e leu uma frase que eu havia escrito e assinado,até ai tudo bem,só que ela estava sentada de frente para mim e disse:"alguém escreveu...",como se eu não estivesse ali,não existisse,fiquei sem saber o que fazer,tive vontade de gritar:espera aí ,não está me enchergando?
Eu assinei o meu nome ,quando coloquei as minhas dúvidas no papel,exatamente para ter um retorno,mas infelizmente a ignorância das pessoas,a falta de ética,trás sofrimentos desnecessários,essa diretora é do município de Esteio e por "estar" nessa posição acha que pode "tudo",inclusive manipular os funcionários,eu não fiz nada engoli a seco mas um dia tenho certeza que ela irá se arrepender do que fez comigo.

Atividade 3
Visitar os blogs de 4 colegas de diferentes pólos,e comentar o que eles postaram referente ao item 2.

7 Comments:

  • At 4:19 PM, Blogger Luciene Sobotyk said…

    Luciana ,estive aqui lendo teu relato,dentro da atividade 6.Infelizmente,as pessoas que ocupam cargos diretivos,acabam por achar-se acima de tudo e de todos,mas um dia a "casa cai",porque elas esquecem que "ESTÂO"

     
  • At 4:20 PM, Blogger Luciene Sobotyk said…

    ...neste cargo e que é por tempo limitado.Abraços,Luciene

     
  • At 2:13 PM, Blogger Cris said…

    Sou do Pólo de Três Cachoeiras e lamento que você tenha enfrentado
    uma situação como essa, mas vamos em frente!
    Visite meu blog.
    Um abraço!

     
  • At 9:02 AM, Blogger MICHELINE CARLOS THOMAS said…

    Olá Luciana!
    Seu relato não difere de algumas situaçoes que também já passei.
    Atualmente a equipe de direção da escola onde trabalho é bastante democrática e amiga. Parece legal, mas estas são subordinadas a uma secretária de educação que não dá espaço para ninguém! Daí fica difícil né!!!
    Um abraço,
    Micheline!!!

     
  • At 4:16 PM, Blogger Rosana said…

    Oi! Lú, não perde teu tempo com estas pessoas que estão no poder temporariamente,daqui algum tempo elas voltam para a sala de aula, e se arrependeram de terem feito isto com tigo "o mundo é redondo", continue fazendo o teu trabalho, que com certeza deve ser maravilhoso e vá em frente .Beijos Rosana.

     
  • At 10:19 AM, Blogger Simone Gimenes said…

    Olá Luciana, certamente, a dominação racional-legal talvez seja a mais perversa de todas as formas de dominação pois não envolve a relação pessoal, apenas a funcional. neste caso, o poder de mando pode transformar-se em tirania, tornando o subordinado presa fácil do superior. trata-se de uma estrutura autocéfala, conforme nos ensina Weber, onde o equilíbrio de poder encontra-se bastante afetado pela sua concentração nas mãos de um ou de poucos. isso torna qualquer espaço carente de relações democráticas o que é muito ruim pra todos os participantes. Mas vamos em frente porque a dominação racional-legal tem vida mais curta do que a tradicional. um dia o quadro se inverte.

    Um grande beijo,
    Simone Gimenes - Tutora PEAD.

     
  • At 4:25 PM, Blogger Joseide Vacari said…

    Luciana!!!
    Visitei o teu blog, gostei muito do que vi, tens criatividade.
    Penso que não foi fácil a situação que enfrentaste, mas siga em frente, dedica-se ao teu trabalho e não perca tempo com pessoas que se acham superior aos outros. Quem sabe um dia não seja ela que passará por isso. Sou do Pólo de Três Cachoeiras. Abraços, Joseide.

     

Post a Comment

<< Home